top of page

A Origem das Krampus "O Lado Escuro do Natal"

Como bem sabido, o natal, antes de ser utilizado pela Igreja Católica como uma data cristã, era uma tradição pagã e como tal, encontrava-se também dentro das tradições germânicas.

Nesse sentido, Krampus é uma criatura demoníaca do folclore alemão que, segundo a lenda, apareceria na época do natal pré-cristão para punir as crianças desobedientes. Ao contrário de São Nicolau que presenteava as crianças boas e obedientes, o Krampus era um anti-noel e capturava as crianças más, levando-as para longe de suas casas.

Na tradição germânica atual, o demônio aparece com a enorme língua para fora, carregando correntes e um ramo de graveto nas mãos. É importante salientar que em algumas versões do folclore, a criatura bestial tem ajuda de outros demônios na captura de crianças desobedientes.

Ainda que tenha raízes no folclore nórdico, Krampus aparece em diversos outros países e regiões da Europa como na Áustria, Hungria, Eslovênia, Eslováquia, Croácia e outros, sempre na semana do natal.


Os castigos Krampus


Mesmo após a cristianização de algumas crenças consideradas pagãs pela Igreja Católica, o Krampus continuou fazendo parte das lendas germânicas e por volta do século XVII foi incorporado nas celebrações cristãs de parte da Europa, ao lado de S. Nicolau.

Ainda assim, a figura demoníaca foi questionada a respeito de ser ou não apropriada para as crianças. Por várias vezes, durante o século XX, Krampus foi abandonado das tradições e novamente incorporado, até que no final do século se consolidou nas celebrações populares e permanece atualmente.


Por muito tempo as outras crenças relutaram em abandonar suas práticas diante do Cristianismo. Assim, os missionários e padres cristãos aceitaram, visando converter os seguidores de outros credos, incorporar alguns festivais considerados pagãos.


Apenas no século IV, por exemplo, que a data 25 de dezembro foi fixada pela Igreja como aniversário de Jesus e chamada de Natal, que tem suas raízes em alguns ritos, como a Festa do Solstício de Inverno, o Festival Escandinavo do Yule, de onde origina-se a lenda de Krampus; e as Saturnais Romanas.


Das Saturnais Romanas, por exemplo, a Igreja Católica sancionou parte do ritual no que diz respeito à troca de presentes e ao grande banquete dado na noite de 25 de dezembro. Era prática romana, durante o mês de dezembro (segundo calendário atual), os cidadãos romanos trocarem de papel com seus escravos que presidiam um grande banquete, com o amo os servindo-os com todas as honras.


O Cristianismo não sancionou completamente tal prática, pois após o banquete, os escravos eram conduzidos ao anfiteatro e executados. Já a árvore de Natal e as velas pertencem à tradição escandinava, em que ambos eram símbolos da luz e do fogo que aliviava os homens do frio e das trevas do inverno nórdico. A figura do papai Noel também é uma mistura de um Deus escandinavo, o Lord da Confusão, com trajes vermelhos, e de S. Nicolau, o santo patrono das crianças.


Uma tomada mais moderno na tradição, na Áustria, Alemanha, Hungria, Eslovénia e República Checa envolve homens bêbados vestidos de diabos, que tomam conta das ruas para um Krampuslauf, a Krampus Run das sortes, quando as pessoas são perseguidas pelas ruas por os "demônios"


Presença assustadora de Krampus foi suprimida por muitos anos, a Igreja Católica proibiu as festas barulhentas, e fascistas na Segunda Guerra Mundial Europa encontrados Krampus desprezível porque era considerada uma criação dos social-democratas.

Mas Krampus está fazendo um retorno agora, graças a atitude na cultura pop, com pessoas à procura de maneiras para comemorar a temporada yuletide em formas não tradicionais.

No EUA, as pessoas estão comprando para a tendência com partes de Krampus. Episódio de segunda à noite de American Dad, chamado de "Minstrel Krampus", destacou o crescente movimento de celebrações anti-Natal.

Por seu lado, a Áustria está a tentar comercializar a personalidade dura de Krampus com a venda de chocolates, estatuetas, e chifres colecionáveis. Então, já há queixas de que Krampus está se tornando muito comercializadas.

A Áustria é onde as celebrações Krampus evoluiram nos desfiles na aldeia e em cheio no festival. Áustria é onde Krampus é tão popular, psicólogos e escolas estão considerando banir a criatura, porque é tão onipresente e assustador para as crianças. A Áustria é onde um Museu Krampus pode ser encontrado na cidade de Suetschach.

Como cerca de um diabo com ardor de carvões para os olhos, pele emaranhado e torcer chifres de veado, que dá um tapa pessoas com ramos de bétula e sequestra crianças em um grande saco ou caixão para que ele possa mais tarde se afogar ou comê-los?

Agora nós estamos falando. E, especificamente, estamos falando de Krampus : um demônio bestial de origem histórica discutível que assombra a Europa Central em dezembro, e especialmente durante o festival krampusnacht .Alguns dizem Krampus é um resquício dos espíritos pré-cristãos pagão natureza se transformou em um demônio pelaIgreja Católica. Alguns dizem que ele sempre foi um diabo, como evidenciado por suas correntes enferrujadas e algemas, símbolos de sua fuga do inferno.


O Natal, e krampusnacht


Na Áustria, Baviera (Alemanha), sul do Tirol (Itália), Eslovénia, Croácia e partes da Hungria, a Festa de São Nicolau normalmente é comemorado com desfiles e paradas de Natal; este último inclui multidões de jovens vestidos como Krampus, que é onde o termo krampusnacht (Krampus noite) deriva.


O grande evento não é tecnicamente krampusnacht, embora a festa de São Nicolau e de Natal, em geral, são um grande negócio em Klagenfurt. Não é difícil perceber porquê. A cidade - aninhado em um vale alpino, com um centro voltado para pedestres de edifícios renascimento era, colunatas e arcadas cobertas - parece ter sido arranquei a tampa de um cartão de Natal. Jogar em um outdoor ridiculamente bonito e atmosférico Mercado de Natal que duraaté dezembro e você tem uma cidade sangramento elogio do feriado.

De qualquer forma, Klagenfurt faz sediar uma enorme festa de São Nicolau parada perto do Alter Platz (Praça Velha), que apresenta gritando Krampuses (ou Krampi?). Mas se você está realmente em Krampus, venha durante as semanas anteriores - e em 24 de Novembro de 2014 - para o Krampuslauf : o Krampus prazo.


Segurem-se - o Krampuslauf está vindo

Números variam, mas estima-se que 1.000 Krampi, a maior concentração do mundo, desça sobre Klagenfurt para um desfile pelas ruas que, eventualmente, se transforma em uma festa. Aqueles que se vestem como Krampus tendem a ser homens em suas adolescência e juventude, e como é o costume do universo, quando grandes grupos de homens em sua adolescência e vinte anos se vestir-se, eles tendem a ficar bêbado.


Há um elemento pagão a espiritualidade com a equação também; enquanto alguns Krampi estão se divertindo, outros referência tradições pré-cristãs de possessão espiritual através do uso de substâncias que alteram a mente. Que é uma boa maneira de dizer: alguns Krampus ficar louco na Krampuslauf.


Durante a festa depois, esperar para ouvirBlack Metal; é um popular na área, ea mistura de canções thrashy, referências pagãs, demónio / iconografia diabo e machismo geral suportando faz para um cenário auditivo natural para a multidão Krampus.

Dito isto, o Krampuslauf não é tudo embriagado, tempo de testosterona vestidos de demônio. Muitos tratar o evento como um concurso de fantasias, e a qualidade de alguns equipamentos Krampus é bastante surpreendente. Além disso, muitas mulheres vão às ruas vestidos como Perchta, uma deusa pagã de origem germânica; como resultado, um Perchtenlauf (Perchta run) é agora um componente padrão do Krampuslauf.

Muitos daqueles que tomam as origens pré-cristãs do evento seriamente fazer o seu melhor para evocar o medo Krampus originalmente inspirado, e não seria exagero dizer que, para eles, o Krampuslauf assume conotações místicas, e até mesmo religiosas.


Para estes corredores, Krampus é a contraparte escura ao Gemütlichkeit Natal evoca Gemütlichkeit é uma palavra difícil de traduzir, mas engloba tanto conforto e convívio, enquanto. Krampus é a outra metade do solstício de inverno: escuridão, frio e florestas do abeto com neve onde ramos pressão e as coisas vão colisão na noite congelada.

Krampus no Cinema


Krampus – O Terror do Natal conta uma história sombria sobre a antiga lenda do espírito maligno do Natal, que revela um lado irreverente e não conhecido das festividades de fim de ano.

Quando sua problemática família entra em conflito por causa das festas, o jovem Max (Emjay Anthony) fica desiludido com o Natal. O que ele não sabe é que essa falta de espírito natalino provoca a ira de Krampus, uma antiga força demoníaca que tem como intenção punir os que não acreditam.

Um pandemônio é gerado quando adorados ícones festivos ganham formas monstruosas, rodeando a casa da família e obrigando-os a se unir para sobreviver.

O longa é estrelado por Adam Scott, Toni Collette, David Koechner, Allison Tolman, Conchata Ferrell, Stefania Lavie Owen e Krista Stadler.

Confira abaixo o trailer legendado da produção.

Fonte: National Geographic

krampusfest.com/origin

museudeimagens.com.br


  • Blogger Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00
Postagens recentes
bottom of page